Óculos de sol são aqueles acessórios que todo mundo gosta. No parque, na praia, na piscina, a galera está sempre usando os que mais combinam com o rosto, o look, o estilo. No entanto, este post serve para te mostrar que óculos escuros são também uma forma muito importante de prevenção e saúde ocular.

O sol pode ser um grande vilão dos olhos. Por isso, óculos escuros possuem fator de proteção solar bem importantes, tendo em vista que a exposição sem cuidados pode ocasionar diversos problemas, como catarata, lesão na córnea, degeneração macular e, em casos extremos, pode levar até à cegueira.

Além da proteção solar para raios UVA e UVB, os óculos de sol protegem de agentes climáticos, como o vento, que pode causar os chamados olhos secos e a poluição, que pode desenvolver uma série de infecções e doenças, como a conjuntivite, por exemplo.

Muitas pessoas optam pelos óculos falsificados devido ao preço. No entanto, é aquele velho ditado: o barato sai caro. Este tipo de óculos não tem proteção alguma, serve única e exclusivamente para enfeite nos olhos. O grande problema é que, no escuro, nossas pupilas se dilatam para aprimorar a visão, porém abrem caminho para uma incidência maior de radiação.

Óculos não é gasto, é investimento!

Apesar de óculos estar ligado diretamente à moda, sua função primordial é a saúde visual. As lentes não são mais importantes que a armação, ou vice-versa. Não compre armação em um lugar e as lentes em outro, existem armações especificas para cada tipo de “grau”, uma armação mais barata com uma lente especifica pode não dar certo.

Procure um profissional que possa indicar a armação e as lentes correta para sua necessidade.

Produto importado, não significa que seja melhor que o nacional. Hoje com nosso mundo globalizado, existem em nosso mercado inúmeros modelos de armações e lentes, produtos bons e ruins, nacionais e importados, por exemplo: várias grifes tem como origem a China, o que não significa ser um produto ruim, temos sim que verificar a qualidade do produto e idoneidade do vendedor.